A proliferação dos covardes que se escondem atrás de perfis falso
Reproduzo neste início de semana a minha coluna#prontofalei publicada na edição do jornal Correio de Araxá do último dia 14 de fevereiro. Abordo nesta coluna os perfis falsos que invadiram as redes sociais. Esses fakes são criados por covardes que se escondem atrás deles para ofenderem, difamarem e espalharem mentiras. É o câncer das redes sociais. Leia a coluna:

A proliferação dos covardes que se escondem atrás de perfis falsos
A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida. O tempo que passamos conectados à Internet aumentou bastante nos últimos anos. Hoje nos conectamos através de diversas telas, seja do celular, tablet, notebook, computador ou dos aparelhos de TV. A maioria esmagadora das pessoas conectadas tem perfis em uma ou várias redes sociais. A rede social mais popular da Internet é o Facebook. As redes sociais são muito úteis para a interação entre as pessoas, principalmente aquelas que estão em cidades ou países diferentes. Elas também são utilizadas por empresas que divulgam os seus produtos. Eu, por exemplo, as utilizo para divulgar os posts que escrevo em meu blog, esta coluna aqui no Correio de Araxá e o programa Sem Censura, que apresento no jornal online Diário de Araxá.
Assim como os demais usuários de redes sociais, eu também as utilizo para expressar minhas opiniões sobre diversos assuntos. Infelizmente existem pessoas que em pleno século 21 ainda não aprenderam a respeitar opiniões dos outros e ofendem quem pensa diferente delas. Essas pessoas não pensam nem duas vezes para ofender quem quer que seja nas redes sociais. São pessoas com algum tipo de problema na vida, que se acham no direito de descarregar o seu ódio, rancor ou frustação em cima de quem não reza em suas cartilhas. Outros mostram através das ofensas que são mal educados mesmo ou pouco inteligentes, pois não conseguem entender a enorme diferença entre xingar e argumentar. Como não têm argumentos, eles partem para o xingamento.
Ainda existe um grupo de pessoas que são pagas por partidos políticos para defendê-los com unhas e dentes nas redes sociais ou atacar impiedosamente as legendas adversárias. São pessoas ainda mais ferozes nas ofensas, pois precisam justificar a mesada vinda do partido. Porém, em todos os casos descritos até agora as pessoas mostram quem são e podem perfeitamente ser responsabilizadas judicialmente pelo que escrevem se cometerem crimes de injúria, calúnia ou difamação. É lógico que são pessoas que devem ser bloqueadas ou excluídas por nós nas redes sociais por não saberem conviver em sociedade, e até acionadas na Justiça se for o caso, mas pelo menos elas mostram os seus rostos ao propagarem seus xingamentos e ofensas. O grave tumor que atualmente consome as redes sociais é a proliferação de pessoas covardes que se escondem atrás de perfis falsos.
Esses covardes inventam um nome, pegam a foto de alguém na Internet, criam o perfil de uma pessoa que não existe e começam a enviar convites de amizade para um grupo de pessoas onde pretendem destilar o seu veneno. Os fakes, como são chamados os tais perfis falsos, fazem acusações infundadas sobre pessoas, entidades ou empresas, além de proferir ofensas pesadas sobre os mesmos. Toda semana me deparo com um fake, que prontamente é bloqueado ou excluído. Quem se esconde atrás de fakes se julga acima do bem e do mal, mas na verdade não passa de uma pessoa inescrupulosa, sem caráter e digna de dó. São ratos que infestam a Internet e vivem no submundo das redes sociais. É por isso que eles não têm a coragem de mostrar a cara.
Mas os fakes não estão no anonimato total como imaginam. A Polícia Federal tem conseguido identificar pessoas que estão por trás de perfis falsos. Quem é identificado tem que acertar as contas com a Justiça. Os ataques à honra de terceiros gerados pelos covardes criadores de perfis falsos, que se escondem no anonimato tecnológico para caluniar, difamar e injuriar, são punidos de acordo com o Código Penal Brasileiro, sendo que os condenados têm que pagar indenizações por danos morais. O melhor mesmo a fazer é ficar atento e sempre bloquear ou excluir um perfil falso. Quem cria uma identidade falsa nas redes sociais visando prejudicar os outros não é flor que se cheire. #fakebloqueadoouexcluido
Nenhum comentário:
Postar um comentário